Escuridão
Acesso a Pelotas há dois meses sem iluminação
Escuridão na avenida Viscondessa da Graça gera insatisfação entre os moradores
Carlos Queiroz -
Há dois meses, a falta de iluminação pública é problema na avenida Viscondessa da Graça, no Bairro Simões, em Pelotas. Com fios elétricos da rede furtados, a rotina de moradores e comerciantes da região passou a ser de mais cuidados e sensação de insegurança durante a noite.
Quem circula pela avenida que dá faz entroncamento com a BR-392 percebe que as caixas subterrâneas que abrigavam os cabos de energia estão com tampas levantadas, expondo apenas restos dos materiais que ali ficavam. Segundo moradores da região, o motivo é o furto recorrente dos fios. Com isso, à noite, todos os seis postes que deveriam iluminar o local permanecem apagados. A única coisa que impede que a rua principal fique completamente às escuras é a iluminação privada dos comércios locais.
Morador há 33 anos do bairro, o estudante Roberson Gonzalez, 36, conta que a avenida faz parte do trajeto do ponto de ônibus até sua casa quando volta da faculdade à noite. Ele afirma que, por ter sido criado no bairro, encara com mais naturalidade a situação. Mas também reclama: “Eu, que sou homem, encaro. Mas e minha mãe e minhas irmãs?”.
Já o comerciante Luiz Girão, 56, há cinco anos morando na localidade, relata que o movimento maior é de automóveis e que, por conta disso, testemunhou assaltos a estabelecimentos vizinhos, gerando insegurança na comunidade. “Nós pagamos impostos e não temos luz.”
Solução a caminho
Conforme o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Fábio Suanes, é a segunda vez em que fios elétricos são furtados na avenida. Para solucionar a questão, afirma que o cabeamento subterrâneo está sendo substituído para o aéreo a fim de evitar que o problema ocorra novamente. A conclusão dos reparos está prevista para os próximos dias, a depender do clima.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário